Este caso é extremamente interessante porque podemos discutir vários fatores inerentes às patologias da coluna vertebral. Gostaria de me acompanhar nesta leitura?
Conheça o caso com mais detalhes
Esse caso se refere a um paciente jovem, com dois anos de pós-operatório de artroplastia lombar, sistema de estabilização de terceira geração que substitui o disco doente por um disco artificial anatomicamente "igual ao disco normal". Com evolução extremamente satisfatória até dois anos de cirurgia, quando sofreu uma lesão traumática na posição sentado, desencadeando novamente quadro de ciatalgia (dor ciática) bilateral, porém pior do lado esquerdo.
Dentro desse contexto, tínhamos um paciente com uma patologia extremamente grave a ponto de necessitar de substituição do disco doente por um artificial, que vinha evoluindo de maneira satisfatória até a ocorrência de lesão traumática, o que é plenamente possível de acontecer na vida de qualquer um, desencadeando novamente quadro de dor por um "machucado" das estruturas devido à dissipação da energia durante o trauma.
O uso do bloqueio foraminal
Usamos esse caso como exemplo para apresentar uma ferramenta terapêutica extremamente útil e muito utilizada nos dias de hoje, conhecida como bloqueio foraminal. Neste procedimento, uma cânula especial é posicionada na região epineural (região extremamente próxima ou na membrana que envolve a raiz nervosa), sendo essa cânula guiada por escopia (espécie de tomografia para visualização de imagens) em centro cirúrgico e sob sedação leve.
Como evidenciado nos dois vídeos acima, o posicionamento adequado da cânula é checado inúmeras vezes, sendo a checagem definitiva mostrada no vídeo através da injeção de contraste com a coloração da emergência da raiz nervosa (neste caso em específico as raízes de L4-L5), confirmando de maneira inequívoca o posicionamento adequado da cânula.
Posteriormente, injetamos nessa região uma pequena quantidade de anestésico de longa duração para alívio sintomático imediato, bem como altas doses de corticóide para cortar de maneira definitiva o processo inflamatório da lesão radicular e de possível lesão facetária associada, trazendo alívio imediato ao paciente.
O procedimento pode ser utilizado em casos atípicos e interessantes como o apresentado acima, ou em lesões mais comuns e menos significativas, como protusões ou hérnia de disco, buscando alívio sintomático e resolução do processo inflamatório local e permitindo, desta forma, com que o paciente realize reabilitação física e fisioterápica adequada e, muitas vezes, até evitando a necessidade de abordagem cirúrgica.
O outro lado do procedimento
Infelizmente o procedimento possui um lado "lado negativo", pois apesar de ser um procedimento com resultado analgésico interessante, não temos como garantia de maneira efetiva o tempo de melhora dos sintomas, onde muitos pacientes apresentam melhoras por meses a anos, enquanto outros portadores de patologias mais graves apresentam melhora menos duradoura, em torno de três semanas a um mês. Mesmo nos casos de curta duração do efeito analgésico, o procedimento ainda tem a função diagnóstica, pois localiza com precisão o ponto de lesão e o ponto causador dos sintomas no paciente em questão.
Esse caso traz dois fatores diferentes e interessantes; o primeiro deles seria a apresentação do bloqueio foraminal, ferramenta extremamente interessante do ponto de vista diagnóstico e terapêutico das doenças discais e facetárias da coluna lombar; por outro lado, exemplifica que as patologias da coluna, mesmo com a utilização de artroplastia de terceira geração, muitas vezes necessitam de manuseio cauteloso e adequado por parte do profissional responsável para a resolução de quadros álgicos durante a evolução a longo prazo, além da manutenção de orientações contínuas para a adequada evolução do ponto de vista físico e emocional a longo prazo.
Agradecimento final
Agradeço a todos vocês que me procuram pela confiança no tratamento e no manejo das patologias da coluna. Torço intensamente para que este paciente tenha uma boa recuperação e que, no menor tempo possível, esteja 100% reabilitado para retornar a vida plena que ele tanto merece.
Saiba que eu e minha equipe médica estamos comprometidos em fornecer o melhor atendimento possível. Vamos conversar sobre as suas opções de tratamento e como podemos personalizá-las para atender às suas necessidades? Clique no link da bio!
Abraços,
Comments