top of page

Caso Clínico - Discopatia + Hérnia de Disco Cervical

  • Foto do escritor: Dr. Coluna
    Dr. Coluna
  • 12 de fev.
  • 2 min de leitura




Este é o caso de um paciente com discopatia cervical grave com degeneração discal completa nos segmentos de C5-C6 e C6-C7, que apresentava praticamente contato total de uma placa óssea com a outra, desencadeando atrito e muita dor. Gostaria de me acompanhar neste relato?


Mais detalhes sobre o caso

O paciente apresentava compressão das raízes nervosas à direita, o que desencadeava trajeto de dor em toda a extensão do membro superior direito, além de formigamento e perda de sensibilidade constante, bem como perda de força muscular e coordenação para movimentos finos na mão direita.


O processo cirúrgico

Tendo em vista a gravidade do caso, foi decidido por abordagem cirúrgica cervical considerada como híbrida, onde no segmento de C6-C7 foi realizado fusão intervertebral através de prótese cervical rígida com enxerto ósseo e, no segmento de C5-C6, realizado artroplastia de terceira geração para manutenção da mobilidade deste segmento.


Foi feita uma base forte de estabilização no segmento de C6-C7 que constitui a intersecção entre a coluna cervical móvel e a coluna torácica rígida, com posterior estabilização do segmento de C5-C6, como dito anteriormente, com artroplastia cervical de terceira geração que mantém mobilidade do segmento operado. Desta forma, o paciente mantém uma excelente mobilidade na coluna cervical (como visto na terceira foto), mas não apresenta a complicação mais comum e temida da artrodese (fusão cervical), que seria a sobrecarga e degeneração precoce do segmento adjacente ao procedimento. Desta forma, consegue-se estabilização cervical adequada, mantendo a mobilidade cervical muito próxima do normal e sem sobrecarregar os segmentos adjacentes ao procedimento.


Recuperação e pós-operatório

O paciente encontra-se em processo pós-operatório extremamente recente, já com recuperação total da sensibilidade da força muscular, apresentando reabilitação física e fisioterápica adequada para o tempo de procedimento e devendo estar totalmente reestabelecido em um período máximo de 60 dias de pós-operatório.


Agradecimentos

Agradeço a Deus e a minha equipe por ter participado deste caso e ter sido um fator de resolução de uma patologia extremamente grave e complexa. Se você precisar, não deixe de entrar em contato através de meus canais de atendimento. Estou disponível para poder te ajudar!


Esse conteúdo te lembrou de alguém? Compartilhe essa informação!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


botao-whatsapp-01.png
simbolo-dr-coluna-branco.png
Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391

bottom of page